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Historia Universal: de la Modernidad al mundo contemporáneo
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Literatura de viajes y representación de la alteridad. El descubrimiento del Otro en la narrativa, el arte y la política de la Modernidad (Siglos XV-XX)
Narrativas de viagem e representação do outro: literatura e cinema em diálogo
BASEIO y MARIA AUXILIADORA.
XIV Jornadas Interescuelas/Departamentos de Historia. Departamento de Historia de la Facultad de Filosofía y Letras. Universidad Nacional de Cuyo, Mendoza, 2013.
Dirección estable:
https://www.aacademica.org/000-010/128
Resumen
Sabemos que a viagem não é apenas deslocamento geográfico, mas é também deslocamento social e cultural. As narrativas de viagem, ao transformarem o desconhecido em conhecido, abrem possibilidades para a descoberta do outro. Interessa-nos, neste trabalho, focar aspectos relativos às representações da alteridade em diferentes artes e contextos. Para tanto, analisaremos dois campos narrativos: a literatura e o cinema, observando a lógica segundo a qual se constrói essa representação. Nosso olhar se voltará à crônica de Hans Staden e a releitura crítica de Nelson Pereira dos Santos, em Como era gostoso o meu francês. No diálogo entre as artes, agencia-se a construção de novos discursos, criam-se estratégias artísticas capazes de revelar projetos estéticos e políticos que possibilitarão modificar não só o passado, mas também o futuro.
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Para ver una copia de esta licencia, visite https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.es.
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