Atención

Búsqueda avanzada
Buscar en:   Desde:
PARQUE TECNOLÓGICO DE FÁRMACOS E BIOCIÊNCIAS DE PERNAMBUCO:Uma Análise da Importância da UFPE na Indução e na Implantação
Andréa Roma, Denilson Bezerra, Fernanda Santos y Liliane Santos.
XXXI Congreso de la Asociación Latinoamericana de Sociología. Asociación Latinoamericana de Sociología, Montevideo, 2017.
Resumen
O estudo de parques tecnológicos está diretamente ligado a conhecimento científico, onde se funda a partir da Transferência de conhecimento produzido no interior das universidades. O trabalho teve por objetivo analisar a importância e contribuição da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) na indução e implantação do Parque Tecnológico de Fármacos e Biociências de Pernambuco. Para tanto trouxe ao debate a importância da interação entre os entes transformadores na condução do desenvolvimento econômico de uma determinada região, ressaltando a necessidade de uma burocracia que suporte este empreendimento, ao mesmo tempo em que dá sustentação teórica para sua interpretação. Para sustentar a pesquisa utilizou-se a noção de hélice tríplice de Etzkowitz (2009) estruturada em três entes: Universidade, Governo e Indústria, que busca a consolidação de uma sociedade do conhecimento. O recorte teórico assume a hipótese principal de Etzkowitz para explicar o processo de interação entre a UFPE e a estruturação do Parque, ressaltando a importância desta frente às transformações sócio–econômicas que decorrem da interação. A pesquisa utilizou-se de dados coletados via entrevistas semiestruturadas e foram tratados por meio da análise do argumento. Por fim, a pesquisa evidenciou em primeiro momento que a UFPE de fato foi essencial na implantação e na indução do Parque Tecnológico de Fármacos e Biociências de Pernambuco, haja vista estar presente em todos os vetores de funcionamento do parque. Entretanto, no desenvolvimento da pesquisa observaram-se indícios que apontaram a necessidade de uma burocracia estruturada dentro de uma visão de universidade empreendedora para melhor apoiar os avanços tecnológicos e a interação dos três entes, uma vez que ficou claro que foram as iniciativas individuais dos professores pesquisadores, que buscavam desenvolver a integração dos entes, que materializou a hipótese de Etzkowitz. Palavras–chave: Hélice tríplice. Universidade empreendedora. Parques tecnológicos.
Texto completo
Creative Commons
Esta obra está bajo una licencia de Creative Commons.
Para ver una copia de esta licencia, visite https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.es.