Atención

Búsqueda avanzada
Buscar en:   Desde:
A questão regional, e as políticas públicas na Amazônia: a aplicação da proteção social e os povos indígenas num espaço de tríplice fronteira (Brasil, Colômbia, Peru)
Moreira Brasileiro Danielle y Corrêa da Silva Heloísa Helena.
XXXI Congreso de la Asociación Latinoamericana de Sociología. Asociación Latinoamericana de Sociología, Montevideo, 2017.
Resumen
A questão regional e as políticas públicas na Amazônia: a aplicação da proteção social e os povos indígenas num espaço de tríplice fronteira (Brasil, Colômbia, Peru). GT 25 O presente trabalho tem como escopo discutir, a partir da temática Amazônia, o Estado e as políticas públicas na aplicação da proteção social aos povos indígenas. O locus estudado é a tríplice fronteira amazônica Brasil/Colômbia/Peru, que fica na parte do extremo sudoeste da Amazônia brasileira. A partir do estudo realizado é possível dizer que práxis institucional aplicada aos povos indígenas fronteiriços precisa coadunar com as normativas e acordos firmados nacional e internacionalmente. Infere-se ainda que, no espaço estudado, necessita-se de uma atuação mais efetiva de formação profissional nos direitos sociais e a compreensão que a política de proteção social aos povos indígenas não pode ser confundida com tutela. Frente às balizas teóricas adotadas o estudo evidenciou também que as práticas institucionais na aplicação das políticas públicas de proteção social estão cada vez mais, padecendo no contexto neoliberal da homogeneização dos indivíduos ao passo que deveriam contribuir para a autonomia e reconhecimento étnico do seu público alvo e não corroborar para o seu recrudescimento cultural. Palavras-chaves: Questão Regional, Políticas Públicas na Amazônia, Proteção Social aos Povos Indígenas.
Texto completo
Creative Commons
Esta obra está bajo una licencia de Creative Commons.
Para ver una copia de esta licencia, visite https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.es.