Atención

Búsqueda avanzada
Buscar en:   Desde:
A Materia Médica Misionera do Ir. Pedro de Montenegro SJ. (1710) - Produção e Circulação de saberes médicos e práticas científicas na América
Deckmann Fleck y Eliane Cristina.
XIV Jornadas Interescuelas/Departamentos de Historia. Departamento de Historia de la Facultad de Filosofía y Letras. Universidad Nacional de Cuyo, Mendoza, 2013.
  ARK: https://n2t.net/ark:/13683/eMCw/ag1
Resumen
Nesta comunicação, apresentamos a análise de uma versão manuscrita – de 1790 – do livro escrito originalmente em 1710, pelo Irmão jesuíta Pedro Montenegro, intitulado Materia Medica Misionera. Além da persistência de saberes mágico-religiosos – que previam rezas e rituais – e dos exóticos ingredientes para as receitas, nesta obra encontramos a inconfundível presença das concepções hipocráticas e galênicas e o crescente empirismo que marca as transformações científicas próprias do século XVIII encontradas também em outros Tratados Médicos como os de Geronimo de Ayala (1705) e Ricardo Le Preux (1717). A coleta e as experiências realizadas com plantas existentes nas imediações dos colégios e das reduções da Companhia de Jesus resultaram não apenas na instalação de herbários e no melhor atendimento de doentes através das boticas, como também na elaboração de tratados de farmacopéia nativa. Montenegro aponta para o importante papel desempenhado por informantes, enfermeiros e copistas indígenas, tanto na identificação, coleta e experimentalismos com plantas nativas, quanto na difusão e circulação dos conhecimentos médicos sistematizados por missionários jesuítas. Muitos destes conhecimentos – sobre medicamentos e práticas terapêuticas – foram compartilhados através da intensa correspondência que os missionários mantiveram entre si ou das cópias dos catálogos e receituários que fizeram circular entre as reduções e os colégios das Províncias Jesuíticas da América meridional e aqueles instalados na Europa e no Oriente. A obra em questão nos revela, portanto, que os espaços jesuíticos de formação e de missão na América meridional – com destaque para os colégios e as reduções – foram palco tanto da aplicação e avaliação da eficácia dos saberes europeus, quanto de experimentalismos e trocas culturais entre saberes e práticas de cura, que podem ser constatados nos catálogos de botânica médica, tratados médico-cirúrgicos e receituários escritos por irmãos e padres da Companhia de Jesus na primeira metade do século XVIII.
Texto completo
Creative Commons
Esta obra está bajo una licencia de Creative Commons.
Para ver una copia de esta licencia, visite https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.es.