Atención

Búsqueda avanzada
Buscar en:   Desde:
Jornalismo Narrativo contemporâneo e territórios imaginários: fundamentos de representação sócio-político, vivências e interculturalidade
Guilherme Da Cruz Silva.
XXXI Congreso de la Asociación Latinoamericana de Sociología. Asociación Latinoamericana de Sociología, Montevideo, 2017.
Resumen
Uma parcela do jornalismo latino-americano apresenta-se, atualmente, provido de características que contradizem a produção imediatista adotada por muitos meios de comunicação no último século, e no qual tornou-se padrão no modus operandi desse modelo jornalístico empresarial e massivo. Uma rede de jornalistas demarca um fenômeno coletivo de representação social, de reflexão e aprofundamento, por meio do jornalismo narrativo. Um tipo de elaboração já utilizada em outras décadas, porém agora com as ferramentas da internet e por meio de uma visão estético-subjetiva de análise e representação, desmistifica o padrão empregado pelos meios de comunicação de massa.Aponta-se, com esse trabalho, não uma categorização unilateral que abarca uma configuração da totalidade de um grupo, mas sim a percepção de uma rede de projetos que traçam um levante no remanejo de discursos. E que estabelecem uma conexão enquanto maneiras de lançar luz para outras histórias, outros conhecimentos e vivências, refletindo encubrimientos políticos e sociais. Por meio desse modelo de narrativa ressurge uma preocupação político-cultural, por uma vertente do jornalismo, que contribui com novas representações para a memória coletiva e analítica de um período mergulhado no dinamismo identitário. Entretanto, tal rede, ainda não consegue diminuir barreiras no seu alcance e também não transcende a força do jornalismo hegemônico, porém se mostra como uma alternativa viável para resoluções enquanto pluralidade e democratização da comunicação. Toma-se como objetivo central a averiguação de relações nas representações simbólicas praticadas pelas crónicas analisadas, e na centralização na produção textual que versa com o momento contemporâneo de crises representacionais, atrelada as construções sobre a política na região, como as conquistas liberais, os avanços populistas, os erros judiciais, a batalha eleitoreira, o avanço conservador, a violência policial, as más resoluções das ditaduras, entre tantos acontecimentos, que apontam um mapeamento visualizado pelas reportagens dessa rede. A fortificação da possibilidade de outra narrativa, assegura a relevância de um texto jornalístico com pautas e recortes que dinamizam o território simbólico latino-americano. Os jornalistas, revistas e projetos digitais que compõem essa rede desenham, por um olhar intercultural, e auxiliam na reflexão da vivência política da América Latina.
Texto completo
Creative Commons
Esta obra está bajo una licencia de Creative Commons.
Para ver una copia de esta licencia, visite https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.es.