Atención

Búsqueda avanzada
Buscar en:   Desde:
RELAÇÃO DA COMUNIDADE COM OS REMANESCENTES ARQUEOLÓGICOS NO DISTRITO DE FREGUESIA DO ANDIRÁ NO MUNICÍPIO DE BARREIRINHA -AM
LUANA COSTA PINTO y MILK CABRAL ALHO.
XXXI Congreso de la Asociación Latinoamericana de Sociología. Asociación Latinoamericana de Sociología, Montevideo, 2017.
Resumen
Freguesia do Andirá desde 1669, quando descoberta pelos jesuítas, vem se desenvolvendo e sendo modificada por seus habitantes tanto espacialmente quanto culturalmente. Hoje, ao caminharmos pela comunidade, nos deparamos com uma diversidade cultural enraizada no povo. Há tantos festejos e atividades diárias que evidenciam uma dinâmica cultural caracterizada por essa diversidade, algo que é notório quando se trata de comunidades tradicionais, especialmente na Amazônia. Para que pudéssemos compreender a relação que a comunidade (Distrito de freguesia do Andirá) estabelece com os remanescentes arqueológicos partimos do ponto de que para tal objetivo nos seria válido conhecer a realidade social que os moradores vivem. Os trabalhos de COSTA (2014); MARQUES et al. (2016); RANCIARO (2004) nos deram informações relevantes acerca do dia a dia da comunidade. Freguesia do Andirá é um dos 12 Distritos do Município de Barreirinha, localiza-se à margem direita do rio Andirá num ambiente de terra firme. Segundo o IBGE de 2010 há acerca de 800 habitantes no Distrito, mas de acordo com o relato do presidente da comunidade no ano de 2013 existiam 1300. Quando se trata de sua infraestrutura o Distrito é caracterizado por possuir serviços básicos como: centro de saúde comunitário; escolas (uma municipal e outra do Estado); comércios. No ano de 2009 o programa do governo federal “Luz para todos” acarretou na comunidade um impacto em relação ao seu desenvolvimento socioespacial; a inserção da energia no local modificou o modo de vida dos moradores. Um de nossos objetivos era propor ações de proteção e pesquisas científicas da cultura material pretérita local remanescente. A área de Freguesia do Andirá nunca havia sido citada em trabalhos do meio científico, esta pesquisa tem como objetivo instigar por meio de apresentação e publicação do trabalho em eventos científicos a pesquisa e o reconhecimento da área, assim como fomentar a proteção do patrimônio arqueológico.
Texto completo
Creative Commons
Esta obra está bajo una licencia de Creative Commons.
Para ver una copia de esta licencia, visite https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.es.