Atención

Búsqueda avanzada
Buscar en:   Desde:
Relações intergeracionais no âmbito familiar: os perfis determinantes da a qualidade da comunicação entre pais, filhos e netos
Cristiane Silva Corrêa.
XXXI Congreso de la Asociación Latinoamericana de Sociología. Asociación Latinoamericana de Sociología, Montevideo, 2017.
Resumen
Na América Latina grande parte das relações de cuidado se dão dentro do ambiente familiar. Entre as relações de cuidado entendem-se relações de afeto, comunicação e pequenos e grandes favores que favoreçam a qualidade de vida dos indivíduos. O objetivo deste trabalho é analisar a qualidade da comunicação estabelecida no ambiente familiar de indivíduos mais jovens com os idosos, como na relação pais e filhos, e avós e netos. Para tanto se utilizou como base a Pesquisa Saúde, Bem-Estar e Envelhecimento na América Latina e Caribe – (SABE), a qual interpela idosos sobre suas relações com seus membros familiares intra e extradomiciliares. Os resultados indicam que tais relações são afetadas pelas características socioeconômicas dos atores envolvidos, assim como da saúde do idoso com quem os netos se comunicam. O local de domicílio e sexo também afetam a relação entre os pares, de forma que indivíduos que corresidam e homens geram maiores níveis de satisfação comunicacional. Apesar da subjetividade dos dados, que refletem apenas a percepção dos idosos, tais indícios revelam os grupos populacionais mais vulneráveis a políticas de inclusão e apoio emocional, frente ao envelhecimento populacional e mudanças nas relações familiares.
Texto completo
Creative Commons
Esta obra está bajo una licencia de Creative Commons.
Para ver una copia de esta licencia, visite https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.es.