Atención

Búsqueda avanzada
Buscar en:   Desde:
Os conflitos socioambientais na APA do Maracanã em virtude da instalação de empreendimentos imobiliários do programa Minha Casa Minha Vida
Nadloyd Da Conceição Pinheiro Moraes Nady.
XXXI Congreso de la Asociación Latinoamericana de Sociología. Asociación Latinoamericana de Sociología, Montevideo, 2017.
Resumen
Introdução: Os conflitos socioambientais na área de proteção ambiental do Maracanã surgem a partir da implantação do programa Minha Casa Minha Vida que tem construído condomínios de casas dentro da APA e com isso, causado impactos de ordem negativa, como, poluição dos rios, desmatamentos, derrubadas de juçarais, fruto típico da região. A APA do Maracanã tem passado por um intenso processo de expansão imobiliária em seu interior e em seu entorno e esse processo tem gerado muitos conflitos com os moradores mais antigos devido à mudança causada na APA e em seus modos de vida. Objetivos: Refletir sobre os conflitos socioambientais urbanos decorrentes da expansão urbana sobre áreas de preservação ambiental; levantar os impactos causados pelos empreendimentos imobiliários na APA do Maracanã; identificar os diferentes usos que são realizados na APA pelos diferentes sujeitos. Metodologia: A metodologia consistiu em pesquisa empírica com visitas na área de proteção ambiental; entrevistas com moradores locais e a observação direta dos empreendimentos instalados e os impactos destes causados aos recursos naturais da APA. Resultados: O Maracanã é um bairro da zona rural de São Luís, que secaracteriza pela diversidade de atrativos naturais, culturais e históricos. A APA do Maracanã foi criada através do Decreto Estadual nº 12.103 de outubro de 1991. A APA do Maracanã atualmente passa por um intenso processo de urbanização resultante do crescimento populacional em seu interior e no seu entorno. Há dois residenciais de casas já construídos na APA do Maracanã, o Residencial Amendoeiras e o Residencial Santo Antônio. Os recursos naturais na APA do Maracanã têm sofrido muitos impactos e estes se configuram em aumento da quantidade de lixo, poluição dos rios, queimadas, desmatamento na busca de mais espaço, periferização, impondo, cada vez mais, pessoas a viverem em condições desumanas, sérios problemas socioambientais tem se estabelecido na zona rural, onde vários povoados convivem permanentemente com a ameaça à reprodução de seu modo de vida, devido às condições existentes para a instauração de novos empreendimentos industriais e residenciais. Conclusão: Esses conflitos associados aos recursos naturais acontecem sobre os espaços que possui estes recursos, ou seja, entre grupamentos de pessoas que reivindicam essas terras como seu território residencial. Todas essas pessoas que fazem parte desses espaços têm uma maneira de adaptação e modo de vida que acaba em algum momento entrando em choque com as maneiras de vida de outros grupos, e isso dá a importância social do conflito socioambiental. Aqui, o território não resulta somente do meio natural, mas também das relações sociais existentes. Referências: ACSELRAD, Henri. Conflitos Ambientais no Brasil. Rio de Janeiro: RelumeDumará, 2004. LIMA, Rosirene Martins Lima. Conflitos socioambientais urbanos: O lugar como categoria de análise da produção de Curitiba/ Jardim Icaraí_São Luís: Edições Uema, 2008.
Texto completo
Creative Commons
Esta obra está bajo una licencia de Creative Commons.
Para ver una copia de esta licencia, visite https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.es.