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O trabalho do artista: Uma Investigação social do trabalho e do mercado de trabalho do músico em São Luís, MA
Paulo F. KELLER.
XXXI Congreso de la Asociación Latinoamericana de Sociología. Asociación Latinoamericana de Sociología, Montevideo, 2017.
Resumen
Nosso trabalho parte de uma problematização da condição laboral do artista na sociedade capitalista contemporânea. Delimitamos como nosso objeto de pesquisa os trabalhadores que atuam no campo da música na cidade de São Luís - Estado do Maranhão. Consideramos que as expressões artístico-musicais resultam de processos de trabalho e de produção e que implicam relações de trabalho e de profissão específicas. Nossas questões centrais de pesquisa indagam: Qual a natureza do trabalho artístico? Quais as especificidades do trabalho artístico musical? Quais as condições de trabalho dos músicos? Como ocorrem as relações de trabalho no interior dos processos de produção de música? De forma os músicos se inserem no mercado de trabalho? Nossa investigação desenvolve uma abordagem sociológica do trabalho artístico utilizando metodologias qualitativas e quantitativas. Em nossa pesquisa conjugamos os métodos da pesquisa bibliográfica, da pesquisa documental, da análise estatística, da amostragem, da observação direta e da entrevista. Consideramos o campo da música um espaço vasto e heterogêneo que envolve diversas formas de trabalho. Estas diversas formas de trabalho são analisadas interagindo dentro de um arranjo produtivo (criativo) da música. Neste arranjo da música temos interesse de pesquisa nas relações dos trabalhadores do núcleo criativo (compositor; arranjador; intérprete – cantor; e, instrumentista) com empresários, produtores, produtoras e seus fornecedores, com as mídias, com a indústria fonográfica, e com a gestão de direitos. No contexto socioeconômico das artes no capitalismo flexível onde prevalecem formas de trabalho não assalariada, auto-emprego, o free-lancing e diversas formas atípicas do trabalho, diversos autores apontam para um processo de abandono da dimensão laboral e maior ênfase na figura do empreendedor artístico-cultural. Olhando para a realidade social dos artistas que atuam na cidade de São Luís (MA) indagamos: Quais os tipos de contrato de trabalho predominantes no mercado de trabalho da música em São Luís - MA? De que forma os músicos vivenciam os dilemas e contradições do trabalho artístico que busca o reconhecimento profissional tendo que gerir uma situação de precariedade e de incerteza/instabilidade? Em que medida as políticas neoliberais com o novo espírito do capitalismo e a privatização da cultura forçam os artistas-músicos a se tornarem artistas empreendedores em uma forma de precarização de si por meio do trabalho por conta própria, do trabalho autônomo ou da produção independente?
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