Atención

Búsqueda avanzada
Buscar en:   Desde:
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) no Brasil: Um relato da desigualdade entre Educação, Renda e Longevidade
Alisson Renan Scheidt Alisson, Monica Aparecida Bortolotti Monica, Edson Luis Kuzma Edson y Tiago Eloy Tiago.
XXXI Congreso de la Asociación Latinoamericana de Sociología. Asociación Latinoamericana de Sociología, Montevideo, 2017.
Resumen
Esta pesquisa foi realizada com a premissa estabelecida em verificar a caracterização e a configuração dos cem municípios com o melhor e pior Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) no Brasil publicado pelo site AtlasBrasil, tendo por base os dados do ano de 2010. Os procedimentos metodológicos seguidos foram a pesquisa descritiva em relação a caracterização do índice pesquisado; bibliográfica para a fundamentação teórica e contextualização da problemática; documental, pela coleta de dados do Atlas do Desenvolvimento Humano, e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); e, a análise foi qualiquantitativa pois considerou 200 municípios e o sub índices do IDHM (longevidade, educação e renda). Os principais resultados obtidos foram: Onze estados concentram os 100 municípios brasileiros com o pior IDHM Geral em 2010, os quais estão concentrados nas regiões Norte e Nordeste. O Estado que possui maior número proporcional de municípios é Amazonas, ainda com base nos dados obtidos tornou-se evidente que dos municípios com os piores sub índices do IDHM, a região Norte teve 38% municípios, e a região Nordeste ficou com 62% dos municípios apontados neste estudo. Doze estados concentram os cem municípios brasileiros com o melhor IDHM, os quais estão concentrados nas regiões Sudeste 63%, Sul com 31 %, Centro Oeste 4%, região Norte e Nordeste respectivamente 1%. O Estado com mais municípios que compõe o IDHM dos melhores municípios são, São Paulo com 56 municípios e Distrito Federal, onde o único município, pertencente ao Centro Oeste foi apontado neste índice. Ainda sob a óptica dos municípios com os melhores sub índices do IDHM, torna-se possível mencionar que, 63% pertencem a região Sudeste, 31% da região Sul, 4% da região Centro Oeste, e 1% da região Norte e Nordeste. Entre os duzentos municípios pesquisado o sub índice que apresentou melhor desempenho foi longevidade e o por desempenho foi da educação. Em sua maioria os municípios que apresentam o menor IDHM são de até 50 mil habitantes e os melhores mais de 50 mil habitantes. Verifica-se relação direta entre o sub item renda e educação, porém indireto com longevidade.
Texto completo
Creative Commons
Esta obra está bajo una licencia de Creative Commons.
Para ver una copia de esta licencia, visite https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.es.