Atención

Búsqueda avanzada
Buscar en:   Desde:
A participação social das mulheres agricultoras familiares: estudo na região noroeste do Rio Grande do Sul
Elaine Marisa Andriolli, Viviane Otonelli Costa, Antônio Joreci Flores, Jesson Marchesan, Loreci Dos Santos, Alice Do Carmo Jahn, Gabriela Manfio Pohia Lisboa Neris y Jéssica Mazzonetto.
XXXI Congreso de la Asociación Latinoamericana de Sociología. Asociación Latinoamericana de Sociología, Montevideo, 2017.
Resumen
As mulheres rurais têm importante papel na agricultura familiar e camponesa. São responsáveis, em grande parte, pela produção destinada ao auto-consumo familiar e pelas práticas agras ecológicas e de reprodução de sementes crioulas, garantindo qualidade de vida na família e na sociedade. Neste sentido, esta reflexão objetiva relatar as experiências e estudos a partir da criação do Comitê Territorial de Mulheres, que foi uma das ações do projeto de pesquisa/extensão, através da implantação do Núcleo de Extensão em desenvolvimento Territorial- NEDETs, vinculado a Universidade Federal de Santa Maria Campus Palmeira das Missões, sobre a organização política das mulheres pertencentes ao Território da Cidadania Noroeste Colonial, região norte do estado do Rio Grande do Sul. Para este estudo o enfoque será para participação das mulheres agricultoras familiares. Como estratégia de pesquisa será utilizada o estudo de caso e apresentará o relato de um fenômeno social que envolve sua configuração, sua estrutura, suas atividades, suas mudanças no tempo e o relacionamento com outros fenômenos, caracterizando-o como de caráter qualitativo de cunho descritivo. Também serão analisados documentos, atas e registros da criação do Comitê e reuniões realizadas nos anos de 2015 e 2016, assim como a observação participante que no decorrer as reuniões do Comitê e Plenárias Territoriais no primeiro semestre de 2017. A centralidade está na organização política partir da constituição do Comitê Territorial de Mulheres e na garantia de participação nas decisões do Colegiado Territorial e o reconhecimento de que os espaços de discussões nos Territórios são potentes canais para o fomento de processos ético-político-filosófico e emancipatório para a ampliação de redes de conversações em prol da superação das desigualdades de gênero, com vistas à produção de aportes para formação e mais participação das mulheres nos espaços de discussões visando a instrumentação política e a inclusão social das mulheres rurais.
Texto completo
Creative Commons
Esta obra está bajo una licencia de Creative Commons.
Para ver una copia de esta licencia, visite https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.es.