Atención

Búsqueda avanzada
Buscar en:   Desde:
Programa de educação tutorial como espaço de interdisciplinaridades na universidade: Estudo de caso sobre PET:Ciências Rurais (UFSC/SC/BR)
Zilma Isabel Peixer, Andréia Nunes Sá Brito, Estevan Felipe Pizarro Muñoz y Luis Alejandro Lasso Gutierrez.
XXXI Congreso de la Asociación Latinoamericana de Sociología. Asociación Latinoamericana de Sociología, Montevideo, 2017.
Resumen
As práticas e espaços articuladores de diálogo podem fazer o diferencial nos processo formativos dos jovens na universidade e trazer para a reflexão o papel da universidade, no processo de construção do conhecimento e na sua responsabilização frente aos desafios da sociedade. Bem como, da geração de novo conhecimento com pertinência. Esse artigo analisa o programa de educação tutorial (PET), através da experiência do grupo PET: Ciências Rurais, analisando as metodologias e propostas educacionais que tem como foco o saber interdisciplinar. O grupo PET:Ciências Rurais foi criado em 2010, no primeiro ano de funcionamento do campus universitário da UFSC em Curitibanos (SC). Esse campus foi criado a partir do projeto de Reestruturação e interiorização das universidades Federais no Brasil. Partindo do questionamento, feito por diversos autores, entre eles Morin (Edgar Morin, Rumo ao abismo, 2011) que se posiciona contra um dogma persistente do conhecimento que mede a pertinência (validade) do conhecimento vinculado a sua crescente especialização. Para o autor a validade e/ou pertinência do conhecimento deve ser vista pela sua contextualização. Na universidade é campo comum falar sobre a necessidade de romper as fronteiras disciplinares e trabalhar de forma interdisciplinar, que isso se faz necessário frente aos diversos desafios do mundo. Entretanto, ao sair do mundo das intenções, as ações ancoram-se nos velhos padrões conhecidos do saber disciplinar. É nesse contexto que a experiência com o programa de educação tutorial, nesse caso de estudo, vinculado às ciências agrárias, delineia novas trajetórias de formação multi e interdisciplinar. Nesse sentido, observa-se que as ac?o?es do grupo pautadas no compromisso e?tico-cienti?fico e social buscam contribuir de forma significativa com desenvolvimento social local. Por intermédio da vivência no cotidiano da população, reconhecendo as demandas e características do contexto local para articular-lhes com a dinâmica universitária. E, através de ações guiadas pela interdisciplinaridade e conjunção entre ensino, pesquisa e extensão buscam novas formas de construir conhecimento. Entre textos, vivências e ac?o?es autônomas, são tecidas as tramas da vida, do conhecer e da constituição do ser humano. Tendo como balizadores a formação acadêmica integral, dinâmica, crítica e atuante na sociedade, reconhecendo a ecologia de saberes, presentes na complexidade do mundo.
Texto completo
Creative Commons
Esta obra está bajo una licencia de Creative Commons.
Para ver una copia de esta licencia, visite https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.es.