¿No posee una cuenta?
XIV Jornadas Interescuelas/Departamentos de Historia >
Actas
>
Historia Universal: de la Antigüedad al mundo medieval
>
Tradición, tensión, decadencia, renovación, cambios y permanencias de la cosmovisión helénica, romana y tardo-antigua a partir de la interpretación de los modelos simbólicos y discursivos, propios del marco espacial Mediterráneo
A FIGURA DE MARCO ANTÔNIO E A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DE AUGUSTO. UMA ANÁLISE DAS OBRAS DE VELÉIO, PLUTARCO E SUETÔNIO
Natália Frazão José.
XIV Jornadas Interescuelas/Departamentos de Historia. Departamento de Historia de la Facultad de Filosofía y Letras. Universidad Nacional de Cuyo, Mendoza, 2013.
Dirección estable:
https://www.aacademica.org/000-010/48
Resumen
Marco Antônio, nascido por volta de 83 a.C., era filho de Marco Antônio Crépido, neto do orador Marco Antônio assassinado por Mário em 86 a.C. Sua mãe, Júlia Antônia, era uma prima distante de Caio Júlio César. A sua primeira função militar é sob o comando de Aulo Gabínio, em uma missão em terras sírias. A partir de então, tal personagem teria se destacado nos inúmeros campos de batalha, conquistando, por conseguinte, um lugar em meio as tropas de Caio Júlio César. Suas habilidades e competência nos assuntos militares o elevam a um papel de destaque dentro do exército o que faz com que Antônio e César criem uma certa relação de amizade. O militar romano transforma-se em uma espécie de braço direito de César, passando a assisti-lo em inúmeros assuntos, participando e comandando muitas operações militares do general. Ao fazer parte do círculo mais íntimo de César, coloca-se em evidência perante a sociedade de seu tempo e, sob a influência do general, começa a adquirir seus primeiros cargos políticos, tais como a nomeação como cônsul, magistratura que desempenhava no momento do assassinato de César e que o colocava em destaque, nesse momento, em meio a administração romana. Seus traços físicos, assim como sua força e virilidade, são elementos que aparecem evidenciados tanto nas descrições antigas, de autores romanos quanto na historiografia que nos é atual. Nas obras dos autores Veléio (séculos I a.C. a I d.C.), Plutarco( séculos I e II d.C.) e Suetônio (séculos I e II d.C.), por nós aqui analisados, a figura de Antônio aparece em momentos distintos, porém, sempre associada a um personagem principal, como Júlio César ou Otávio, o futuro Augusto. Pensando em tal aspecto de suas obras, nos propomos, no decorrer desta comunicação, destacar como tais autores, inseridos em momentos diferentes do Principado Romano e representantes de estilos de escrita diversos e que desempenharam funções distintas em meio a sociedade romana, retratam a figura de Marco Antônio, salientando como tais descrições se assemelham e, principalmente, como a figura deste personagem romano é criada em contra-posição a imagem daquele que seria nomeado de Augusto.
Texto completo
Esta obra está bajo una licencia de Creative Commons.
Para ver una copia de esta licencia, visite https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.es.
Para ver una copia de esta licencia, visite https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.es.