
XIV Jornadas Interescuelas/Departamentos de Historia. Departamento de Historia de
la Facultad de Filosofía y Letras. Universidad Nacional de Cuyo, Mendoza, 2013.

Para ver Cristina: a Argentina
e a mídia brasileira.

Luiz Alberto Grijó.

Cita:
Luiz Alberto Grijó (2013). Para ver Cristina: a Argentina e a mídia
brasileira. XIV Jornadas Interescuelas/Departamentos de Historia.
Departamento de Historia de la Facultad de Filosofía y Letras.
Universidad Nacional de Cuyo, Mendoza.

Dirección estable: https://www.aacademica.org/000-010/342

Acta Académica es un proyecto académico sin fines de lucro enmarcado en la iniciativa de acceso
abierto. Acta Académica fue creado para facilitar a investigadores de todo el mundo el compartir su
producción académica. Para crear un perfil gratuitamente o acceder a otros trabajos visite:
https://www.aacademica.org.

https://www.aacademica.org/000-010/342


XIV Jornadas 
Interescuelas/Departamentos de Historia

2 al 5 de octubre de 2013

ORGANIZA:

Departamento de Historia de la Facultad de Filosofía y Letras

Universidad Nacional de Cuyo

Número de la Mesa Temática: 42
Titulo de la Mesa Temática: Las publicaciones periódicas en América Latina y su 
recepción en el campo social y político
Apellido y Nombre de las/os coordinadores/as: Aranda, María Marcela; Valle, Fabio 
Aberaldo Moraga; Arce, Alejandra Evelia de

PARA VER CRISTINA: A ARGENTINA E A MÍDIA BRASILEIRA

Luiz Alberto Grijó
Universidade Federal do Rio Grande do Sul

lgrijo@uol.com.br

Em fevereiro  de  2013 o  periódico  Zero  Hora,  do  grupo empresarial  Rede 

Brasil Sul (RBS), publicou uma espécie de edição especial de um de seus cadernos, 

“dinheiro”, dedicada à Argentina. Com o título de “bronca”, a série de matérias teve 

como chamada de  capa:  “até  os anos 1940 candidata  a  se  tornar  grande potência 

internacional,  a  Argentina  enfrenta  descrédito  externo e  diferentes  crises  internas: 

econômica, política, social e de autoestima” (Zero Hora,  Caderno Dinheiro, 24 de 

fevereiro de 2013: 1). Depois de percorridas as oito página do caderno, o que resta é a 

-



noção  de  que  o  país  vizinho  é  um  poço  de  contradições  entre  um  passado 

supostamente  glorioso,  cujos  resquícios  são  os  “edifícios  majestosos”,  cafés  e 

espetáculos  de  Buenos  Aires,  e  um presente  de  pobreza,  camelôs  nas  ruas,  onde 

“golpistas e assaltantes estão à solta” (Idem: 4). A “classe média” se reúne a partir de 

combinações nas “redes sociais” para bater panelas em protestos os mais variados, 

sendo a “corrupção” seu alvo principal (Idem: 2). Como se trata de um caderno de 

economia, as questões a ela relativas se sobressaem: a relação entre o câmbio “oficial”  

e o “negro”, a “manipulação” dos índices estatísticos pelo governo através de seu 

controle sobre o Instituto Nacional de Estatística e Censos (INDEC), o congelamento 

de preços  e a inflação.  O cenário bastante  desolador se completa com o “cerco à 

imprensa”  que  seria  realizado  pelo  governo  desde  Néstor  Kirchner  por  meio  de 

legislações (Ley de Medios) e uma “campanha sem tréguas” (Idem: 7).

A  última  página  do  caderno  especial  encerra  a  série  com  uma  matéria 

intitulada “ela não quer largar o cetro”. Ao lado, ocupando quase metade da página, 

está uma foto de Cristina Kirchner, provavelmente da posse no mandato presidencial, 

mas isso não é referido, segurando nas mãos o bastão cerimonial e portando a faixa 

presidencial  alviceleste.  Cristina  é  chamada  de  “irascível”,  pois  “compra  brigas, 

insulta quem bem entende e processa desafetos na justiça”. Seria uma “mulher forte” 

que teria “conduzido” seu falecido e “inexpressivo” marido ao governo. “Cristina não 

mede palavras, despreza volteios diplomáticos, fala o que o povo quer ouvir”. Por 

outro lado, seria também “notória a vaidade de Cristina, não atenuada nem pelo luto”. 

Ela ainda “desentende-se com os vizinhos Uruguai e Chile,  trata mal o Brasil nas 

relações  comerciais,  esquecendo-se  que  necessita  de  apoio”.  A matéria  tem  em 

apêndice frases soltas da presidenta, uma compilação atribuída ao jornal La Nación, 

dentre  elas,  “na  verdade,  me  sito  um pouco  Napoleão”  (Idem:  8),  a  que  melhor 

sintetiza o conteúdo geral da reportagem. Ou seja, depois de oito páginas nas quais o 

leitor se depara com um diagnóstico feito pelo jornal de inúmeras mazelas atuais da 

Argentina,  fica  a  impressão de  que  senão todas,  mas boa  parte  delas,  devem ser 

atribuídas à megalomania, à prepotência e ao autoritarismo de sua mandatária maior.

Não é preciso reforçar  aqui  o  que  já  tem sido desenvolvido por  cientistas 

sociais  e  historiadores  a  respeito  do  que  se  pode  chamar  de  poder  de  agenda 

(Maxwell, 2009) ou de capacidade de mobilização de grupos sociais e de produção e 

reprodução de visões de mundo (Bourdieu, 1997; Champagne, 1998) por parte dos 

-



meios de comunicação sociais. Estes estudos que tendem a conceber o lugar da mídia 

a partir da noção de campo social (Bourdieu, 1997) ou como um sistema (Luhmann, 

2005),  se  baseiam  no  modo  como  tal  espaço  social  se  desenvolveu  no  mundo 

ocidental. Pela posição dominante que este mundo exerceu e ainda exerce, seu modelo 

foi se espraiando globalmente e, de um modo ou de outro, sendo adaptado a mundos 

periféricos  como o latino-americano.  Em trabalho anterior  tive  a  oportunidade  de 

analisar  essa questão,  concluindo que,  à  diferença  de  outras  histórias  nas  quais é 

identificável uma autonomia relativa dos espaços de produção midiáticos, no caso do 

Brasil, isto não ocorre com tamanha evidência, sendo na verdade a relação entre as 

esferas midiática e, principalmente, da política partidária e da economia muito mais 

simbióticas do que em outros  lugares.  Ou seja,  é difícil  para um agente da mídia 

pensar precipuamente como tal, sendo mais comum tomadas de posição e visões de 

mundo mais político-partidárias, por exemplo (Grijó, 2012). Fica mais difícil nesse 

contexto separar no jornalismo aquilo que é propriamente jornalismo daquilo que é 

pura e simplesmente política, ideologia, ou interesse econômico. 

Desse  modo,  o  que  é  apresentado  como  sendo  uma  visão  “objetiva”  e, 

eventualmente, como “a verdade”, por parte de um meio de comunicação pode estar 

sendo de fato informado e conformado por interesses e visões que pouco ou nada têm 

de  jornalísticos.  Os  efeitos  disso  podem  ser  realmente  mobilizadores,  seja 

conformando e confortando os grupos e pontos de vista concordantes, normalmente os 

dominantes,  seja  desconfortavelmente  inconformando  os  grupos  e  pontos  de  vista 

discordantes. Evidentemente que tais efeitos não se dirigem diretamente aos objetos 

em foco, a Argentina, nesse caso, embora possam estar concordes com o que esperam 

e propõem certos grupos de comunicação e/ou grupos políticos internos interessados 

em que seus  pontos  de  vista  sejam levados  ao  mundo,  mas ao  “seu  público”,  os 

consumidores brasileiros de produtos midiáticos.

Sendo assim, o que é desenvolvido aqui não é uma discussão a respeito da 

Argentina e suas questões histórico-sociológicas e muito menos é travada uma batalha 

contra as representações propostas pela mídia brasileira a tal respeito. Ou seja, não é o 

lugar para avaliar se o que é apresentado é verdade ou não, é objetivo ou não, está  

certo ou errado. A proposta é analisar o modo como a Argentina é apropriada como 

objeto jornalístico por empresas midiáticas brasileiras. Ou seja, o que é avaliado é o 

peso que isso possa ter no Brasil em relação com suas próprias questões internas, suas 

-



disputas políticas, e não se tais produtos (reportagens, comentários, notícias) são ou 

não  correspondentes  com  a  realidade.  Para  isso  foram  escolhidos  matérias  de 

reportagens  e  opinião  de  duas  empresas  representativas  de  alcances  e  amplitudes 

diferentes  no  Brasil:  o  grupo  regional  RBS,  sediado em Porto  Alegre,  capital  do 

estado  mais  meridional  da  União,  o  Rio  Grande  do  Sul,  mas  com  importantes 

ramificações em estados da região sul como um todo; e o Grupo Folha, empresa de 

comunicação de alcance nacional sediada em São Paulo.

O material  recolhido  se  refere  basicamente  ao  ano de  2011.  Foi  feito  um 

apanhado geral pela internet do que foi veiculado sobre a Argentina naquele ano pelas 

empresas citadas, sendo que dois acontecimentos ganharam importância especial: o 

que foi chamado de “ocupação” de edifícios de propriedade da empresa de TV a cabo 

Cablevisión, do Grupo Clarín, e a aprovação do projeto de lei pelo Senado argentino 

que  alterou  as  regras  de  produção,  comercialização  e  distribuição  de  papel  para 

jornais no país, o “caso” Papel Prensa.

***

Costumeiramente, a Argentina frequenta as páginas dos jornais e as telas de 

computadores  e  televisores  no Brasil  quando se trata  de futebol  –  Messi,  seleção 

argentina, os jogos contra times brasileiros na Copa Libertadores da América –, ou 

quando ocorre algum “fato ônibus”, que pode suceder em qualquer parte do mundo 

(Bourdieu, 1995: 23), como as chamadas “tragédias”: o incêndio da boate República 

Cromañón  em  2004,  ou  acidente  ferroviário  na  estação  Once  em  2012.  Muito 

raramente  outras  referências  aparecem.  Em  2011,  porém,  um  assunto  foi 

frequentemente  abordado:  a  relação  entre  o  governo  argentino,  especialmente  sua 

presidenta, com os grupos de mídia de seu país. Desde o início daquele ano, quando 

em 27 de março um movimento de protesto trabalhista teria impedido a circulação de 

alguns jornais portenhos, como El Clarín, o qual sairia no dia seguinte com sua capa 

em branco,  passando pelas  suspeitas de que  os  herdeiros  das  empresas  do Grupo 

Clarín  fossem  filhos  adotados  de  desaparecidos  políticos,  vários  acontecimentos 

envolvendo os meios de comunicação argentinos foram noticiados. O sentido geral do 

que foi veiculado pode ser resumido naquilo que apareceu inicialmente como abertura 

-



de uma matéria, e depois foio repetido em várias outras sob o título de “saiba mais”,  

do sítio da internet  Folha.com: “a intenção do governo argentino de legislar sobre a 

fabricação  e  a  distribuição  do  papel  para  jornais  e  o  estabelecimento  da  Lei  de 

Serviços Audiovisuais, que determina a abertura do setor, são algumas das questões 

de  disputa  entre  Cristina  Kirchner  e  os  donos  dos  principais  jornais  do  país” 

(Folha.com,  21/10/2011 como abertura de “Disputa com a mídia marca gestão de 

Cristina Kirchner” e em várias matérias e posts desde 20/12/2011 como “saiba mais”). 

O repetido “saiba mais” ainda acrescenta:

A fábrica Papel Prensa foi fundada em 1972 e adquirida pelos 
principais  jornais  argentinos,  “Clarín”  e  “La  Nación”,  durante  a 
ditadura,  fato que está  sendo investigado pela  justiça  por  conta  das 
denúncias  de  que  foram  cometidas  violações  aos  direitos  humanos 
neste processo.

Para  a  Adepa  (Associação  de  Entidades  Jornalísticas 
Argentinas), os últimos anos foram os mais difíceis para os meios de 
comunicação argentinos desde a retomada da democracia em 1983.

A entidade alega que jornalistas de meios de comunicação vêm 
sofrendo “danos pessoais e injúria” por parte de funcionários ou setores 
ligados  ao  governo”  (Folha.com,  várias  matérias e  postagens  desde 
20/12/2011 como “saiba mais”).

No levantamento feito no sítio Folha.com, as chamadas para as matérias sobre 

o assunto ao longo de 2011 dão uma ideia do sentido do que foi veiculado e com qual 

intensidade:

Dia/Mês e Hora Chamada
13/01 – 20:58 Briga política causa fechamento provisório de rede de TV na Argentina
31/01 – 11:28 Jornais destacam pontos de tensão em viagem de Dilma
24/02 – 18:27 TV pública argentina transmitirá 2a divisão e outros esportes
28/03 – 17:50 Em protesto ao governo, jornal argentino deixa capa em branco
30/03 – 16:57 Na Argentina, Chávez ganha prêmio por defesa da imprensa
31/03 – 08:36 Ministra argentina diz que caso “Clarín” é “show” da oposição
02/04 – 15:54 Oposição argentina pede cuidado com a democracia após bloqueio do “Clarín”
06/04 – 16:01 Argentina investiga suspeita de extorsão ao jornal “Clarín”
14/04 – 22:05 Argentina vive polêmica devido a decreto contra bloqueio a jornais
28/05 – 07:14 Argentina é hostil com imprensa, diz editor do “Clarín”
05/06 – 08:01 O antikirchnerismo audaz de Beatriz Sarlo
17/06 – 15:48 Filhos adotivos de dona do “Clarín” aceitam fazer exames de DNA
15/07 – 09:14 Mercado do governo argentino fecha banca que vendia “Clarín”
15/07 – 18:57 “Tvs para Todos” é a nova arma eleitoral de Cristina Kirchner
15/07 – 23:33 Exame comprova que herdeiros do “Clarín” não foram roubados na ditadura
16/07 – 08:53 Herdeiros do Clarín não são filhos de desaparecidos políticos
17/07 – 07:20 Argentina proíbe oferta sexual em jornais
31/08 – 19:12 Eleições levam a bate boca entre ministro e repórter na Argentina
24/09 – 07:58 Justiça argentina diz que não quer dados pessoais de jornalistas
17/10 – 08:47 Kirchner conquista apoio da média argentina com publicidade oficial
21/10 – 20:55 Disputa com a mídia marca gestão de Cristina Kirchner

-



16/12 – 01:55 Câmara argentina dá ao governo poder sobre papel-jornal
20/12 – 14:58 Empresa do grupo argentino Clarín é invadida por militares
20/12 – 20:51 Aumenta tensão entre governo e imprensa na Argentina
21/12 – 10:43 Governo argentino quer barrar operações da Cablevisión, diz diretor
21/12 – 16:07 Oposição na Argentina convoca diretores de emissora invadida
21/12 – 20:40 Senado argentino vota amanhã lei que torna papel-jornal bem público
22/12 – 07:01 Empresário  critica  atitude  do  governo  argentino  contra  mídia  independente* 

*(entrevista com Jorge Fontevecchia, proprietário do Grupo Perfil: revistas Caras e Noticias)

22/12 – 19:43 Senado argentino aprova controle do papel-jornal pelo Estado

O conflito é apresentado como sendo entre Cristina Kirchner e a “mídia”, que 

é várias vezes adjetivada de “independente”. Por outro lado, chama muito a atenção 

nas matérias a publicação repetida de duas fotos, ao menos nove vezes ao longo de 

2011, que remetem à edição de 28 de março do jornal Clarín, a que saiu com a capa 

em branco: uma delas mostra um senhor de idade segurando a edição nas mãos e a 

outra mostrando a mesma edição ao lado das edições do mesmo dia de Página 12, de 

La Nación e de um outro jornal que não dá para se identificar (Folha.com,  várias 

matérias ao longo de 2011).

O jornal Zero Hora, por sua vez, foi muito mais incisivo em suas matérias no 

sentido de reforçar a visão de uma luta entre o governo argentino, ou entre o casal  

Kirchner e, especialmente, Cristina, e a “mídia”. A Cablevisión teria sido vítima de 

uma  “invasão”  policial,  em  “um  novo  capítulo  da  guerra  travada  pelo  governo 

argentino  contra  a  imprensa”,  contra  a  “mídia,  crítica  de  Cristina  Kirchner”.  É 

lembrada a proximidade da votação no Senado Argentino da lei que “expropria” a 

Papel Prensa e a versão do jornal  Clarín a respeito dos acontecimentos é destacada 

(Zero Hora, 21/12/2011). A matéria trás também um quadro, do tipo daquele “saiba 

mais” que acompanha as matérias do Folha.com, resumindo o que o veículo entende 

ser o conflito:

O cerco de Cristina à mídia
- A briga entre o governo e os jornais La Nación e Clarín, os dois principais do país, é antiga. 
Começou no governo de Nestor Kirchner, que propôs uma reforma na lei dos meios de comunicação. 
Ao assumir o segundo mandato, Cristina, deixou claro que tem pressa em impor limites à imprensa.
- Ao assumir, Cristina Kirchner declarou os jornais Clarín e La Nación inimigos da Casa Rosada. O 
governo acusou os proprietários dos jornais de terem se apropriado da empresa Papel Prensa 
ilegalmente, até mesmo com tortura da então proprietária e mediante ameaças.
- Em 27 de março, sindicatos ligados ao governo impediram os caminhões de sair do parque gráfico 
do Clarín. O motivo era um suposto protesto de motoristas. Pela primeira vez desde o retorno da 
democracia, o Clarín deixou de circular. A medida afetou ainda o jornal esportivo Olé, pertencente ao 
mesmo grupo.
- No dia seguinte, o Clarín publicou uma capa em branco*.
* A foto da edição é reproduzida na matéria.

- Na quinta-feira da semana passada, a Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei segundo o 

-



qual o governo passa a controlar a fabricação, distribuição e importação de papel jornal.
- O projeto deve ser votado no Senado amanhã. O governo tem maioria para vencer. A lei abre uma 
brecha para que a Casa Rosada aumente a participação na Papel Prensa – a única fábrica de papel  
para jornais do país. Atualmente, o grupo Clarín e o La Nación são os principais acionistas (juntos, 
têm 71% das ações). O governo tem 27%. Órgãos de imprensa internacionais dizem que, se o 
governo tomar o controle da produção de papel, só haverá lugar para a imprensa oficial.

De modo  geral,  mas  cada empresa  ao  seu  modo,  pois  é  inegável  que  por 

critérios  estritamente  jornalísticos  a  cobertura  do  Grupo  Folha  é  muito  mais 

qualificada  do  que  a  do  Grupo RBS (entre  outras  coisas,  o  primeiro  mantém na 

Argentina uma correspondente fixa),  dois editoriais, um da  Folha de São Paulo e 

outro de Zero Hora, permitem sublinhar a posição destes meios que mais ou menos 

diretamente condicionaram o que foi veiculado ao longo de 2011 sobre o assunto. O 

de Zero Hora foi intitulado “A invasão das liberdades”:

É  muito  mais  do  que  uma  questão  restrita  aos  cidadãos 
argentinos a pressão exercida, agora com violência, pelo governo da 
presidente Cristina Kirchner contra os meios de comunicação do país. 
Interessa a todos os defensores das liberdades a condenação pública do 
episódio ocorrido esta semana, com a invasão policial do prédio da TV 
a  cabo Cablevisión,  sob o argumento de que,  por  ordem judicial,  a 
empresa  do  grupo  Clarín  deveria  ser  investigada  por  suspeita  de 
concorrência desleal. É uma situação que seria absurda em qualquer 
país democrático. Eventuais conflitos de mercado entre concorrentes, 
como se  alega  no  caso,  não  podem  ser  resolvidos  pela  truculência 
policial.

Está claro, na invasão, que o governo radicalizou seus métodos 
com o objetivo de calar o jornalismo independente, o que inclui outras 
manobras, como a tentativa de controle estatal absoluto da produção e 
distribuição de papel para a impressão de jornais. Alegam os policiais 
que estavam sob ordens da Justiça, para cumprir mandados de busca e 
apreensão. Mas o que justifica a mobilização de 50 agentes, como se a 
operação  fosse  destinada  a  reprimir  alguma  atividade  ilegal?  Ficou 
evidente  que  a  ação  foi  um  espetáculo,  com  o  objetivo  de  tentar 
constranger não só o grupo Clarín, mas todos os veículos considerados 
inimigos  por  não estarem alinhados  com a  propaganda  do governo. 
Preocupa que a agressão à empresa se sustente no pretexto de que foi 
autorizada por um juiz federal, o que insinua que a tática de sufocar os 
meios de comunicação pode estar conquistando aliados até mesmo no 
Judiciário.

Arroubos  autoritários  invariavelmente  têm  a  imprensa  como 
alvo.  É  uma  artimanha  clássica  de  governos  inseguros,  que,  assim, 
amordaçam  muito  mais  a  sociedade  do  que  as  empresas  de 
comunicação.  Pela  gravidade  do  fato  e  por  suas  consequências,  a 
invasão da TV, no contexto de iniciativas antidemocráticas que vêm 
sendo  adotadas  pela  senhora  Cristina  Kirchner,  não  pode  ser  um 
assunto restrito a interpretações políticas e locais. Deve ser investigada 

-



por organismos internacionais de defesa da liberdade de expressão. A 
imprensa independente mundial, e não só a argentina, foi ultrajada pela 
ação da polícia governista (Zero Hora, 22/12/2011, editorial).

O editorial da  Folha de São Paulo, por sua vez, denominou-se “O papel do 

'Clarín'”  e  teve como subtítulo  “presidente  Cristina Kirchner,  da  Argentina,  move 

campanha contra a imprensa discordante e tenta impor no país a ditadura da maioria”:

Diferente  do  Brasil,  que  ao  se  democratizar  exorcizou  seu 
passado populista,  na  Argentina  uma herança  petrificada  continua  a 
sufocar as instituições políticas. 

Esse  populismo  renitente,  ideologicamente  dúbio  e  animado 
pela nostalgia de um passado mítico, encontrou novo alento na última 
década, quando a Argentina cresceu entre 7% e 9% ao ano, depois da 
recessão  devastadora  do  governo  Fernando  de  la  Rúa,  forçado  a 
renunciar em 2001. 

Eleito em 2003, o peronista Néstor Kirchner se beneficiou da 
avidez  mundial  por  commodities  como  soja  e  trigo,  tornando-se 
governante popular que elegeu com facilidade a mulher Cristina, então 
senadora, para sucedê-lo. 

Surfando a mesma onda econômica, a presidente foi reeleita em 
outubro com 54% da votação, já investida no carisma de viúva num 
país cuja história política cultua certo elemento de morbidez. 

E,  se  todo  governo  tende  ao  abuso  do  poder,  o  governo 
favorecido pela popularidade tende ainda mais. Não demorou para que 
a presidente então recém-eleita se voltasse a uma campanha sistemática 
contra a imprensa discordante. 

Sobreveio o costumeiro cortejo de desmandos de todo governo 
que pretende exercer a ditadura em nome da maioria: aprovação de leis 
autoritárias  num Congresso  obediente,  pressões  sobre  um Judiciário 
amedrontado,  intimidações  de  todo  tipo  contra  a  imprensa  e,  claro, 
farta subvenção para periódicos e emissoras dóceis ao poder. 

Nada disso é novo, nem inerente à Argentina, inscrevendo-se 
numa regressão neopopulista que atingiu a Venezuela, a Bolívia e o 
Equador.  Surpreende que  o vizinho do sul,  que conta com ampla  e 
esclarecida  classe  média,  esteja  enredado  numa  trama  política  tão 
rudimentar,  sob  governo  tão  pouco  submetido  a  controles 
institucionais. 

A guerra  de  Cristina  Kirchner  contra  a  imprensa  tem como 
alvos os jornais "La Nación" e "Clarín", sobretudo este último, núcleo 
do maior grupo de comunicações do país, com predomínio também na 
TV e  internet.  Moderadamente  simpático  aos  Kirchner  no  início,  o 
"Clarín" se deslocou para a oposição, empurrado por um governo que 
demanda rendição incondicional. 

Teve  início  uma  sanha  persecutória,  cuja  desfaçatez  nem 
dissimula  o  intuito  de  calar  toda  voz  dissidente.  Desde  boicotes  e 
investigações  fazendárias  até  a  tentativa  de  tomar  da  empresa  sua 
fábrica de papel (da qual o governo é sócio minoritário) – tudo em sido 
tentado contra o "Clarín". 

-



Ainda  que  acusações  de  práticas  oligopolísticas  dirigidas  ao 
grupo possam ter fundamento, o que resta comprovar, ele representa 
hoje a resistência ao abuso do poder e a promessa de uma democracia 
de verdade na Argentina (Folha de São Paulo, 22/12/2011, editorial).

Apesar de termos sempre que separar,  para efeitos de uso como fontes, as 

diferentes partes ou segmentos que os periódicos diários apresentam, como o que é 

opinião editorial, opinião de colunistas e, dentre estes, quais são regulares e quais são 

esporádicos  ou sazonais,  do  que  é  o noticiário  propriamente  dito,  além de  outros 

recortes possíveis, nesse caso, como em outros tantos, creio que pode ser percebido 

tanto um efeito de campo (ver Bourdieu, 1997), num sentido amplo que congrega a 

imprensa  mundial  como um todo e  o que  os  jornalistas  individualmente  tomados 

acreditam ser seu ofício, quanto uma espécie de prevenção por parte de duas grandes 

empresas  de  comunicação  brasileiras,  equivalentes  em termos  empresarias  com o 

Grupo Clarín, quanto ao que poderia acontecer no Brasil, segundo o que elas próprias 

antecipam ou buscam se prevenir contra.

De  modo  geral,  mais  implicitamente  no  caso  das  matérias  noticiosas  e 

explicitamente no caso dos editoriais e de colunas de opinião, a comparação do caso 

argentino com o brasileiro é sempre presente. 

Na década de 1980,  foi  veiculada no Brasil  uma campanha publicitária  da 

vodca da marca Orloff. Na propaganda de televisão, aparece um sujeito pedindo uma 

vodca ao garçom. Ele é interpelado por um outro sujeito fisicamente igual a ele, de 

muito bom humor, vestindo um roupão, que intercepta o copo e diz para o garçom 

trocar  para a  vodca  Orloff.  Estranhado a situação,  o  primeiro sujeito  pergunta  ao 

outro: “quem é você?”. O outro responde: “eu sou você, amanhã”, dando a entender 

que se tomar Orloff não ficará com ressaca no dia seguinte (vários dos reclames da 

série estão disponíveis no sítio  You Tube da internet). Numa década na qual planos 

econômicos  se  sucediam tanto  na  Argentina  quanto  no  Brasil,  na  mídia  e/ou  em 

alguns meios tecnocráticos se criou o bordão “eu sou você amanhã” para se referir ao 

Brasil em relação com a Argentina, pois este último país seria o pioneiro em planos 

econômicos, políticas públicas, reformas institucionais que o Brasil tederia a seguir 

logo depois. 

Ou seja, a comparação entre os dois países é já  antiga na mídia brasileira, 

sendo que o caso atual não é inédito ou excepcional. Porém, agora o sentido geral 

-



mudou,  pois  a  ideia-força  não é  mais  a  de  que  o  Brasil  seguiria  a  Argentina,  ao 

contrário, o espelho se inverte e o que é mostrado a esse respeito é que o Brasil não 

deve ser confundido com a Argentina e o rumo que esta vem tomando.

Um editorial de Zero Hora denominado “mudança de rumo” parece resumir o 

que seria o receio dos grandes grupos monopolísticos de mídias no Brasil: 

Felizmente, o governo Dilma começa a emitir sinais de que está 
mudando o rumo do debate sobre o novo marco regulatório do setor de 
comunicações.  Ao  que  tudo  indica,  sairão  de  cena  velhos  ranços 
ideológicos, entre os quais a campanha pelo veto à propriedade cruzada 
de veículos de informação e a obsessão pelo controle social da mídia, e 
entrarão  em discussão temas objetivos  como a  própria  liberdade  de 
imprensa,  a qualidade dos conteúdos e o cumprimento rigoroso dos 
preceitos  constitucionais.  Com isso,  perde  espaço o discurso radical 
que flertava com o autoritarismo e ganha ênfase o viés técnico para a 
construção de um projeto consistente, que contemple as demandas do 
público e as necessidades do setor.

De acordo com o ministro Paulo Bernardo, das Comunicações, 
o  governo  ainda  está  estudando  as  questões  mais  delicadas  e  não 
tomará nenhuma decisão antes de fazer consultas públicas. Além disso, 
tudo será submetido ao crivo do Congresso Nacional. É bom que assim 
seja,  até  mesmo  para  que  o  país  não  perca  tempo  e  energia  com 
impasses  ultrapassados,  como  o  do  veto  à  propriedade  cruzada.  A 
própria  tecnologia  se  encarregou  de  derrubar  este  conceito,  pois  a 
convergência das mídias fez com que informações, dados e imagens 
passassem a trafegar simultaneamente em todas as plataformas. Já não 
faz mais sentido analisar a comunicação apenas sob a ótica dos meios 
tradicionais – rádio, televisão e jornal. O mundo mudou, os caminhos 
de  acesso  à  informação  e  ao  entretenimento  se  multiplicaram.  É 
coerente,  portanto,  a  proposta  de  implantação  de  um  modelo  que 
considere a convergência das mídias, o que obrigará a própria Anatel a 
se atualizar,  uma vez que a agência reguladora continua tratando os 
meios de comunicação de forma isolada.

Esta nova realidade tecnológica, ao mesmo tempo em que torna 
urgente a revisão do marco regulatório do setor, já propicia a tão falada 
democratização dos meios, que é regulada pelo próprio mercado. Em 
decorrência,  tornam-se  absolutamente  desnecessários  mecanismos 
estatais de controle, como o polêmico Conselho Federal de Jornalismo 
que chegou a ser proposto à administração anterior. O melhor controle 
social  da mídia  – como disse mais  de uma vez a  presidente  Dilma 
Rousseff – é o controle remoto, que dá liberdade ao indivíduo para 
selecionar os canais que deseja ver e a escolher os veículos que melhor 
atendem  suas  demandas.  Compete  às  empresas  de  comunicação 
desenvolverem  seus  próprios  instrumentos  de  autorregulamentação 
para  satisfazer  as  exigências  do público  e  para  dar  transparência às 
relações com os usuários de seus serviços.

-



É  extremamente  saudável,  portanto,  essa  mudança  da  visão 
retrógrada  para  um  debate  objetivo,  técnico  e  desideologizado.  Os 
sinais  que  vêm  sendo  emitidos  à  sociedade  pela  presidente  Dilma 
Rousseff e pelo ministro Paulo Bernardo são altamente positivos, pois 
contemplam  acima  de  tudo  os  interesses  do  público  e  do  país.  A 
liberdade  de  expressão  não  é  uma  prerrogativa  dos  meios  e  dos 
profissionais de comunicação – é um direito sagrado e constitucional 
dos cidadãos brasileiros (Zero Hora, 31/01/2011: 18).

Em outros editorias e matérias essa questão é sempre ressaltada, pois é certo 

que  há  no  Brasil  muitos  intelectuais,  jornalistas,  entidades  de  classe  e  sindicais, 

partido políticos, inclusive muitos militantes do partido político do ex-presidente Lula 

da Silva e da atual presidenta Dilma Rousseff, o Partido dos Trabalhadores (PT), que 

advogam a necessidade de que leis mais duras e ações mais decisivas do governo 

regulem  e  controlem  mais  fortemente  as  atividades  no  setor  dos  meios  de 

comunicação social. Em outras palavras, o que pode parecer ser o grande “problema” 

que  a  “imprensa  livre”  enfrenta  na  Argentina,  poderia  também  vir  a  ser  um 

“problema” para ela, segundo ela mesma, no Brasil.

***

Nesse sentido, as grandes empresas de mídia brasileiras se engajam em uma 

luta  que  é  política  de  defesa  de  seus  interesses  empresarias  e  também  de  sua 

proeminência no mercado doméstico de produtos midiáticos os mais diversos. Uma 

das  ideias-forças  básica  é  a  de  que  liberdade  de  imprensa  é  a  mesma coisa  que 

liberdade de expressão, sendo ambas os pilares básicos da democracia. Esse trabalho 

de imposição dessa visão a respeito de seu próprio lugar no mundo é feito diariamente 

pelos meios de comunicação, contando no mundo político-partidário (isso no próprio 

PT), no mundo jurídico e no mundo empresarial com importantes adeptos.

Como não é possível apontar para a Argentina e acusá-la de “ditadura” ou de 

“regime  autoritário”,  como  é  feito  quando  se  trata  de  Cuba  (veja-se  o  caso  da 

chamada “blogueira” Yoani Sánchez, apresentada como uma heroína numa luta sem 

quartel  contra  uma ditadura  opressora,  Veja,  27/02/2013,  capa),  o  foco se torna o 

governante. Nesse caso, Cristina Kirchner é que concentra em si mesma os predicados 

-



de quem passa a operar a “perseguição” da “mídia independente”, atentando contra a 

“liberdade de expressão” e a “democracia”: é “vaidosa”, “autoritária”, “vingativa”, 

etc..

Ou  seja,  apontar  Cristina  Kirchner  como  a  responsável  pelo  que  se  está 

apresentando como perseguição, violência, autoritarismo, arbitrariedade e assim por 

diante não visa diretamente a Argentina e os efeitos que isso poderia ter lá, mas o 

próprio Brasil e a interferência direta nos rumos que poderiam tomar aqui políticas 

públicas  de  regulamentação  e  controle  do  setor.  Por  enquanto,  isso  tem  dado 

resultados favoráveis aos interesses dos grandes grupos empresariais, pois, a se julgar 

pelo que tem sido manifestado por agentes do governo atualmente, como o ministro 

das Comunicações Paulo Bernardo (Carta Capital, 03/04/2013: 27-31), tais interesses 

não somente serão respeitados como contemplados com mais concessões à liberdade 

de imprensa e à liberdade de empresa como liberdade tout court.

Referências Bibliográficas:

BOURDIEU, Pierre. (1997) Sobre a televisão. Rio de Janeiro, Jorge Zahar.
CHAMPAGNE, Patrick. (1998) Formar a opinião: o novo jogo político. Petrópolis, 

Vozes.
GRIJÓ, Luiz Alberto. (2013) A mídia brasileira no século XXI: desafios da pesquisa 

histórica.  Artigo  a  ser  publicado  em  coletânea  sobre  a  História  do  Tempo 
Presente por Marieta Ferreira e Lucília Neves, Rio de Janeiro, FGV.

LUHMANN,  Niklas.  (2005)  A realidade  dos  meios  de  comunicação.  São  Paulo, 
Paulus.

MAC COMBS, Maxwell. (2009) A teoria da agenda – a mídia e a opinião pública. 
Rio de Janeiro, Vozes.

Referências Fontes:

Carta Capital. (2013) 03 de abril. São Paulo, Editora Confiança.
Folha  de  São  Paulo. Sítio  da  internet  www1.folha.uol.com.br/fsp,  acessado  em 

fevereiro de 2012.
Folha.com. Sítio da internet  www1.folha.uol.com.br/mundo, acessado em fevereiro 

de 2012.
Veja. (2013) 27 de fevereiro. São Paulo, editora Abril.

-



You Tube. Sítio na internet http://www.youtube.com, acessado em 8 de abril de 2013: 
“eu sou você, amanha. Orloff”.

Zero  Hora.  Nas  edições  impressas  citadas  constam as  páginas  e  a  referência.  As 
demais foram extraídas do sítio na internet www.clicrbs.com.br/zerohora, o qual 
era  de  livre  acesso  em fevereiro  de  2012,  quando  da  consulta  e  recolha  do 
material. Hoje o conteúdo é pago e nem todo ele é mais disponível. Como nesse 
caso o que é citado é o que foi também publicado em edições impressas, apenas 
não foi possível referir as páginas destas.

http://interescuelashistoria.org/

-


